-
Arquitetos: KRIS YAO | ARTECH
- Área: 690 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shephotoerd Co., Jeffrey Cheng, Chris Stowers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Han Pao-Teh é amplamente reconhecido como uma das figuras seminais da teoria arquitetônica moderna em Taiwan. Em homenagem ao seu trabalho e contribuições para o campo das artes, um museu memorial na Universidade de Artes de Tainan, uma instituição educacional estabelecida pelo próprio Han, foi criado para abrigar e exibir suas coleções. Como uma materialização da visão de Han sobre museus e valores de educação, o local funde perfeitamente os espaços de exposição e ensino.
Seguindo o conceito arquitetônico de "um cubo dentro de um cubo", a simplicidade de sua configuração geométrica traz grande força e poder a seus significados metafóricos - múltiplas faces de conexão entre os dois cubos para as muitas faces do conhecimento de Han -, além disso, a qualidade robusta do concreto arquitetônico se refere ao seu espírito indomável. Em termos de arranjo espacial, os visitantes entram no prédio por escadas de baixo relevo acima do espelho d'água ao lado do cubo. O principal espaço de exposições estudantis, um impressionante local de 13,5 metros de altura, é agradavelmente invadido por uma imponente massa cúbica que levita como se não fosse afetada pela lei da gravidade. O cubo flutuante abriga a "Sala de Exposições Permanentes de Han Pao-Teh", um auditório de dois andares que se projeta diagonalmente. O cubo rotacionado causa uma fenda na parede onde a luz entra. O forte contraste entre luz e sombra cria uma atmosfera melodramática no alto espaço de exposição.
A grande janela com vista para o verde leva os visitantes à escadaria teatral que conecta o interior e o exterior em uma jornada ascendente no sentido anti-horário. De pé nas escadas salientes do lado de fora do prédio, os visitantes podem admirar o cenário de onde vieram e, então, entrar na "Sala de Exposições Permanentes de Han Pao-Teh". Um caminho estreito põe fim à jornada ascendente e leva os visitantes ao nível superior da edificação.
Este memorial presta homenagem ao falecido Sr. Han Pao-Teh, um arquiteto revolucionário que deixou um enorme impacto na cultura e educação de Taiwan tanto no campo das artes quanto da arquitetura.
Nota: Han Pao-Teh (1934-2014) foi o educador e mentor de Kris Yao na arquitetura. Em 2015, a família de Han comissionou Yao para projetar o Museu Memorial Han Pao-Teh no campus da Universidade de Artes de Tainan. Han esteve muito envolvido no projeto e fundação da universidade e assumiu o papel fundamental como seu primeiro superintendente.